quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Itália 1934

Itália No primeiro título mundial da Itália, futebol e política fascista se unem.

Sob olhares de Mussolini: Itália vence Copa que foi misto de futebol e política

Com o sucesso da primeira edição, no Uruguai, a Copa do Mundo despertou o interesse de dois países europeus. Suécia e Itália queriam organizar o Mundial de 1934, mas por motivos diferentes. A primeira estava de olho nos lucros do evento, enquanto a segunda queria usá-lo para promover o regime fascista.
Os suecos desistiram por falta de condições financeiras. Restou à Itália, comandada por Benito Mussolini, apenas a confirmação do interesse na realização do torneio, mesmo no momento em que uma séria crise institucional se abatia sobre o país.
Na parte técnica e tática, a segunda Copa evoluiu bastante em relação à primeira. Em comparação com o anterior, o Mundial de 34 apresentou um equilíbrio maior entre as seleções. Só não foi melhor porque o campeão Uruguai se recusou a participar em represália contra a ausência de muitos países europeus quatro anos antes, em sua casa.
Mais uma vez dividida, agora entre profissionais e amadores, a seleção brasileira não conseguiu passar à segunda fase, sendo derrotada pelos espanhóis por 3 a 1 logo na estreia. Ao lado do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Egito perderam no duelo inicial, deixando a disputa do título exclusivamente para os países europeus.
Interessado em tirar o máximo proveito político da competição, Mussolini acompanhou pessoalmente todas as partidas da Copa, inclusive a final. Os italianos, pressionados por "Il Duce" (como era conhecido o líder fascista), venceram a Tchecoslováquia por 2 a 1 na prorrogação e ficaram com o título.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário